quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

JANARY NUNES E A REVOLUÇÃO DE 1964





JANARY NUNES E A REVOLUÇÃO DE 1964

 Por Nilson Montoril

O Deputado Janary Gentil Nunes sendo recebido no Aeroporto de Macapá pelo jornalista Haroldo Pantoja Franco.O parlamentar estava cumprindo seu segundo mandato(1967 a 1970), mas já não possuia a mesma força política dos velhos tempos em que exerceu o carego de governador do Territóprio Federal do Amapá.


                        Eleito deputado federal em outubro de 1962, mas ainda sem tomar posse, o coronel Janary Gentil Nunes convenceu o presidente João Belchior Marques Goulart a nomear o coronel Terêncio Furtado de Mendonça Porto para governar o Amapá. Obteve a nomeação manifestando publicamente sua solidariedade ao mandatário do Brasil, que estava necessitando de apoio parlamentar para permanecer na presidência. Quando eclodiu a revolução de 1964, o panorama político se apresentou turbulento para o primeiro governador do Território do Amapá. No dia 2 de abril de mesmo ano, o comando da revolução militar extinguiu o mandato de Jango e constituiu uma Junta Militar para substituí-lo. Dia 9 de abril a Junta Militar baixou o Ato Institucional nº 1, cassando os direitos políticos de 102 cidadãos tidos como nocivos à nação brasileira. Dia 10 de abril foi publicada a lista dos cassados, havendo entre eles 41 deputados federais. Ainda no dia 10, sob forte impacto emocional, Janary Nunes decidiu que iria requerer licença para tratamento de saúde, abrindo espaço para que seu suplente Dário Cordeiro de Lima o substituísse na Câmara Federal. Ciente de que os militares articulavam a candidatura do general Humberto de Alencar Castelo Branco, Janary Nunes, que também integrava a reserva do Exército Brasileiro, prestou solidariedade ao movimento e prometeu referendar a indicação na condição de parlamentar. De fato, no dia 11 de abril de 1964, em sessão realizada no Congresso Nacional, Castelo Branco, já ocupando o posto de marechal e na reserva, foi eleito presidente do Brasil. Votaram a seu favor 361 parlamentares, registrando-se 72 abstenções.
Foto tirada no momento em que o coronel Terêncio Furtado de Mendonça Porto e o deputado eleito Janary Nunes deixavam o avião dos Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul, no aeroporto de Macapá, em dezembro de 1962.Terêncio Porto havia sido nomeado governador do Território do Amapá e vinha substituir Raul Montero Valdez, indicado pelo então deputado Amilcar Pereira.

 A posse do marechal Castelo Branco ocorreu no dia l5 de abril de 1964, às 15 horas, no Congresso Nacional, ocasião em que o senhor Ranieri Mazzili, que ocupava interinamente o cargo de presidente da República, lhe transmitiu o comando da nação. Na tarde do mesmo dia, em Macapá, houve uma concentração popular na Praça Barão do Rio Branco para um ato litúrgico e apoio a Castelo Branco. Abrindo a programação a Banda de Música da Guarda Territorial executou o Hino Nacional, seguindo-se a celebração de missa pelo bispo Dom Aristides Piróvano. Após a missa teve inicio o ato político. O tenente José Alves Pessoa pelo Circulo Militar, Dr. Dalton Lima no exercício do cargo de deputado federal e o governador Terêncio Porto fizeram uso da palavra. A concentração foi intitulada como “Marcha da Família Com Deus Pela Liberdade”, mesmo titulo do ato público articulado pelo deputado Cunha Bueno e pelo Padre irlandês Patrick Peyton, realizado em São Paulo, no dia 19 de março de 1964, que reuniu cerca de 400 mil pessoas. Ainda licenciado da Câmara Federal, mas livre de ter seu mandato cassado, Janary Nunes se limitou a acompanhar o desenrolar dos acontecimentos, inclusive a exoneração do governador Terêncio Porto e a nomeação do general Luiz Mendes da Silva para o governo do Amapá. Serenados os ânimos, Janary reassumiu sua titularidade na Câmara Federal, mas já não possuía a mesma força política de outros tempos. Rejeitado por antigos correligionários e hostilizado pelo eleitorado jovem, notadamente pelos estudantes, Janary Nunes ainda venceria a eleição realizada em 1966, mas seria suplantado por Antônio Cordeiro Pontes em 1970.
O presidente da República, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, à esquerda de quem vê a fotografia, ouve o governador do Amapá, general Luiz Mendes da Silva em solenidade realizada nas instalações da ICOMI, a 1º de setembro de 1966.À esquerda de Luiz Mendes estava o Dr. João Cardoso.

                        Sua ausência do Amapá depois que deixou o governo a 2 de fevereiro de 1956, para assumir a presidência da Petrobrás e depois ao cargo de Ministro Plenipotenciário do Brasil na Turquia foi fundamental para que seu prestigio declinasse. Velhos aliados políticos dos tempos áureos do Partido Social Democrático-PSD filiaram-se a outras associações, principalmente ao Partido Trabalhista Brasileiro-PTB. Em 1966, ele precisou valer-se da sublegenda ARENA 2 para permanecer no cargo de deputado federal. Neste pleito Janary Nunes venceu a chapa constituída por Alfredo Oliveira e João Lourenço da Silva detentora da sublegenda ARENA 1. A partir da posse do general Ivanhoé Gonçalves Martins no cargo de governador do Território Federal do Amapá, ocorrida no dia 20 de abril de 1967, o deputado Janary Nunes perdeu definitivamente sua influência no governo, fato que o levou a também perder eleitores. Tentou criar embaraços ao general Ivanhoé e só não perdeu o cargo de parlamentar porque mudou o rumo de sua conduta. Derrotado em 1970, afastou-se do Amapá, mas jamais o esqueceu. Queiram ou não seus adversários políticos, que no inicio eram seus amigos, Janary Gentil Nunes foi o transformador de uma região desprovida de atendimento governamental, lançando as bases que permitiram a evolução da unidade federada à condição de estado.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

ORDENAÇÃO DE DIÁCONOS EM SÃO LUIZ-MA










ORDENAÇÃO DE DIÁCONOS EM SÃO LUIZ-MA
Por Nilson Montoril

Capa do livro da Ordenação Diaconal. A solene celebração marcou o encerramento do Ano Jubilar da Arquidiocese de São Luiz e o encerramento do ano titurgico Católico.

                        No último dia 24 de novembro de 2012, sábado, a Arquidiocese de São Luiz realizou a solenidade de ordenação de 31 Diáconos Permanentes. Os novos diáconos foram indicados pelos párocos de suas Paróquias e freqüentaram um curso de teologia, no decorrer de 4 anos, na Escola Diaconal São Francisco de Assis. A turma recebeu o nome do Arcebispo de São Luiz, Dom José Belisário da Silva A belíssima cerimônia aconteceu no Ginásio Poliesportivo Georgiana Pflueger, o popular Castelinho, que integra o Complexo Esportivo Governador João Castelo Ribeiro Gonçalves e é conhecido nos meios esportivos como Castelão. Esse gestor público ocupou o cargo de governador do Estado do Maranhão no período de 1979 a 1982. A obra do monumental complexo esportivo foi concluída no dia 1º de maio de 1982, oportunidade em que se realizou um torneio futebolístico vencido pelo Sampaio Correa. No dia 5 de maio, atuando no gramado do Castelão, a seleção brasileira de futebol derrotou o escrete de Portugal por 3x1. O Ginásio Castelinho teve suas dependências totalmente ocupadas por integrantes das diversas paróquias que indicaram candidatos ao diaconato, por seus familiares, membros da imprensa e religiosos de várias ordens. Para não causar danos no piso da quadra esportiva, foram colocados tapumes de compensados.
Dom José Belisário da Silva, Arcebispo de São Luiz iniciando a solenidade de ordenação dos 31 diáconos indicados por 16 Paróquia e duas Capelanias Militares. Os diáconos ocuparam espaço na frente, em primeiro plano.Dom Belisário e natural de Carmópolis,Minas Gerais, onde nasceu no dia 9/8/1945.Foi ordenado sacerdote em 1969 e sagrado bispo no ano 2.000. É o atual vice-presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, eleito para o período 2011- 2015.Seu lema episcopal é: "Invisibiliem Tamquam Videns"(como se vivesse o invisivel)

 A cerimônia foi presidida por Dom José Belizário, Arcebispo da Arquidiocese de São Luiz e contou com a presença do Arcebispo de Terezina. Dom Jacinto Sobrinho e do Presidente da Comissão Nacional de Diáconos do Brasil, Kennon Konzen. Entre os 31 ordinados encontrava-se meu sobrinho David Martins Nunes júnior, filho de minha irmã Neyde Montoril de Araújo e de David Martins Nunes. David Júnior nasceu no dia 15 de outubro de 1963, no Hospital da Vila Amazonas, unidade de saúde mantida pela Indústria e Comércio de Minérios S.A. – ICOMI, mineradora que já encerrou suas atividades no Amapá. A Vila Amazonas, que ainda existe, ocupava área do então município de Macapá e atualmente pertence ao município de Santana. Dentre os filhos do casal Neyde Montoril e David Martins Nunes, o David Júnior é o mais identificado com o histórico religioso de minha saudosa irmã. Formado em odontologia foi exercer a profissão em São Luiz, a progressista capital do Estado do Maranhão. É casado com Lana Nunes e tem dois filhos David Neto e Júlio. Viajei de Macapá para São Luiz na madrugada do dia 21 de novembro com a precípua finalidade de ver meu sobrinho ser ordenado diácono. David Nunes Júnior tem estreita vinculação com a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, no centro da capital gonçalvina.

Reunidos na plataforma onde foi realizada a cerimônia de ordenação diaconal, os novos missionários de Cristo cantam uma canção em ritmo de valsa intitulada "Diácono de Jesus",composta pelo diácono George Castro, indicado ao diaconato pela Paróquia Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro.

Junto comigo estavam minhas irmãs Lourdemar, Nancy, Nice e minha esposa Rosa Araújo. A despeito de ter passado minha infância freqüentando o Oratório Festivo e Recreativo São Luiz, em Macapá e freqüentado o Seminário Salesiano Nossa Senhora do Carmo, em Ananindeua, Estado do Pará, época em que era aluno do Colégio do Carmo, em Belém, nunca tinha visto uma solenidade de tal porte. Sei que o diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem e que os outros dois são o presbiterato e o episcopado. O diaconato não é coisa nova na igreja de Cristo e foi instituído pelos apóstolos. Em Atos 6,1-6 encontramos referências sobre a impostação das mãos sobre os primeiros sete diáconos: Felipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas, Nicolau e Estevão. A ordenação de diáconos vigorou na Igreja do Ocidente até o século V, mas depois caiu em desuso. Foi restabelecido pelo Concilio Vaticano II. Diaconia quer dizer serviço por isso o diácono é ordenado para servir.
No momento em que esta foto foi tirada pela Lana Nunes, esposa de David Nunes, ele já havia sido ordenado diácono permanente.David e Lana estão casados ha 20 anos e ela o apoiou incondicionalmento na busca do diaconato.

 Na Liturgia Eucarística, o diácono tem funções próprias: servir o altar, proclamar o evangelho, convidar para o abraço da paz, purificar os vasos sagrados e fazer a despedida. A principio, o diácono é ministro ordinário do Sacramento do Batismo e da Comunhão Eucarística. Também pode dar as bênçãos próprias de ministro ordenado em objetos de devoção, casas, automóveis, etc, inclusive com o Santíssimo Sacramento. Tem ainda a faculdade de presidir a celebração do Matrimônio. O diácono permanente sendo casado não pode ascender ao grau, ficando permanentemente como diácono. Se ficar viúvo pode ser ordenado sacerdote ou presbítero desde que estude pelo menos mil horas Teologia Bíblica, Dogmática, Liturgia e Pastoral
Deitado no chão, envergando a alva, David Nunes evidencia sua submissão aos preceitos dogmáticos da Igreja de Cristo.Ele aparece em primeiro plano na presente fotografia.

 Por ocasião do Rito da Ordenação Diaconal, o Diácono Raimundo convidou os ordinados a aproximarem-se do celebrante e dissessem, assim que seus nomes fossem pronunciados, a expressão Eis-me Aqui! O momento seguinte foi o Propósito dos Eleitos. Dom José Belisário fez cinco perguntas aos religiosos que seriam ordenados
Dom Belisário: Caros filhos. Antes de serdes admitidos à Ordem do Diaconato, é necessário que manifesteis, perante o povo, o vosso desejo de assumir este ministério. Quereis, pois, ser consagrados ao serviço da Igreja, mediante a imposição de minhas mãos e a graça do Espírito Santo?   
Eleitos: Quero
Dom Belisário: Quereis desempenhar com humildade e amor, o ministério dos diáconos como colaboradores da Ordem sacerdotal, para o bem do povo cristão?
Eleitos: Quero.
Dom Belisário: Quereis guardar o ministério da fé, como diz o Apóstolo, com a consciência pura e proclamar esta mesma fé, através das palavras e atos, conforme o Evangelho e a tradição da Igreja?
Eleitos: Quero.
Dom Belisário: Quereis, de acordo com o vosso estado, perseverar e progredir no espírito de oração e, neste mesmo espírito, segundo vossas condições, realizar fielmente a Liturgia das horas com o povo de Deus, em favor e pelo mundo inteiro?
Eleitos: Quero.
Dom Belisário: Quereis imitar sempre, na vossa vida, o exemplo de Cristo, de cujo corpo e sangue estareis a serviço?
Eleitos: Quero com a graça de Deus.

O Padre Ademir, amigo de David Nunes, e responsável por sua indicação ao diaconato lhe veste a Dalmática. Neste momento o futuro diácono  já esta usando a Estola.

PROMESSA DOS ELEITOS

Nesta parte da celebração Dom Belisário permaneceu sentado em uma poltrona na frente do altar para aguardar a aproximação de cada eleito. Eles se aproximaram do bispo, ajoelharam-se e puseram as mãos postas entre as do bispo manifestando seus propósitos de obediência e respeito. A cada um deles Dom Belisário fez diversas perguntas:
Dom Belisário: Prometes respeito e obediência a mim e a meus sucessores?
Eleitos: Prometo.
Dom Belisário: Deus, que te inspirou este bom propósito, te conduza sempre mais à perfeição.

Terminada a Prece de Ordenação Dom Belisário colocou a mitra em sua cabeça e os ordenados se levantaram. Presbíteros, diáconos e ministros presentes á solenidade impuseram a estola diaconal a cada um deles e lhes vestiram a dalmática. A Estola e a Dalmática são sinais externos do ministério diaconal.

David Martins Nunes Júnior, ajoelhado em frente a Dom José Belisário que faz a imposição de suas mãos na cabeça do novo diácono.

IMPOSIÇÃO DAS MÃOS/PRECE DE ORDENAÇÃO

Diante de Dom Belisário, que permaneceu em pé, com a mitra, cada um dos eleitos se ajoelha. Dom Belisário impôs as mãos sobre a cabeça de cada um, em silêncio. Tendo os eleitos ajoelhados diante de si, o bispo, sem mitra, diz de mãos estendidas a Prece da Ordenação: “Assisti-nos, nós vos pedimos, ó Deus Todo-Poderoso, fonte de todas as graças, que dividis as responsabilidades, repartis os serviços e assinalais os ofícios. Imutável em vos mesmo, tudo renovais e, dispondo todas as coisas em vossa eterna providência, por vossa palavra, força e sabedoria, que é Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, concedeis a cada momento o que mais nos convém. Na variedade dos dons celestes e na diversidade dos membros, fazeis crescer com admirável unidade, pela força do Espírito Santo, o corpo de Cristo, a vossa Igreja. Para a edificação do novo templo, constituístes três ordens de ministros para servirem ao vosso nome, como outrora escolhestes os filhos de Levi para o serviço do santuário. Assim, no inicio da Igreja, os apóstolos do vosso filho, movidos pelo Espírito Santo, escolheram sete homens de bem para ajudá-los no serviço diário, confiando-lhes a distribuição dos alimentos, pela oração e imposição das mãos, a fim de que eles próprios pudessem dedicar-se mais à oração e à pregação da palavra. Olhai também com bondade, Senhor, estes vossos servos que consagramos como Diáconos para o serviço do vosso altar: Enviais sobre eles,Senhor, nos vos pedimos, o Espírito Santo que os fortaleça com os sete dons da vossa graça, a fim de exercerem com fidelidade o seu ministério.
Resplandeçam neles as virtudes evangélicas: o amor sincero, a solicitude para com os enfermos e os pobres, a autonomia discreta, a simplicidade de coração e uma vida segundo o Espírito.
Brilhem em sua conduta os vossos mandamentos, para que o exemplo de sua vida desperte a imitação de vosso povo e, guiando-se por uma consciência reta, permaneçam firmes e estáveis no Cristo.
Assim, imitando na terra o vosso Filho, que não veio para ser servido, mas para servir, possam reinar com Ele no céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém”.


ENTREGA DO LIVRO DOS EVANGELHOS

Este foi um instante altamente expressivo da cerimônia de ordenação dos diáconos. Já ordenados, com vestes diaconais, eles aproximaram-se do Bispo e ajoelharam-se diante dele. O Bispo entregou a cada um deles um exemplar dos evangelhos, dizendo: “Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro; transforma em fé viva o que leres, ensina aquilo que credes e procura realizar o que ensinares.” Depois de dizer estas palavras Dom Belisário acolheu a cada um dos diáconos para o abraço da paz. Estes pontos que destaquei foram incluídos no roteiro da missa assistida por um público participativo e convicto de sua fé em Jesus Cristo.

O ABRAÇO DA PAZ

Momento em que o Bispo José Belisário acolhia o diácono David Nunes no abraço da paz.


RELAÇÃO DOS DIÁCONOS POR PARÓQUIAS

- Paróquia São Francisco e Santa Clara: Afonso José de Souza Bezerra e José Ribamar Oliveira   
   Lima.
- Paróquia São José e São Pantaleão: Antônio Souza Araújo (Centro-São Roque), José Ribamar
   Ferreira Silva (Centro-São Roque) e Pedro de Jesus Nunes Silva Filho (Centro).
- Paróquia de São Francisco: Renato Fontoura Nogueira da Cruz, Getúlio Costa da Cruz, Marivaldo
   Rodrigues Oliveira.
- Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: Carlos Augusto Martins Santos (Cohab),Francisco
  Alves Camelo (Eldorado), George Henrique dos Santos Castro (Sol. Dos Lusitanos),Pedro de
   Jesus Rabelo Carvalho (Cohab).
- Capelania Militar: Celso Bastos Cardoso (24º BC), Marivaldo Estrela Pavão (PM), Raimundo
   Alves da Costa (PM)
- Paróquia Santa Terezinha (Filipinho): Antônio Pinheiro de Castro Silva e João Capistrano
   Fonseca.
- Paróquia de São Cristovão: Carlos Magno de Ribamar Ericeira.
- Paróquia Nossa Senhora dos Remédios: David Martins Nunes Júnior.
- Paróquia de Santo Antônio (Parque Vitória): Flávio Airton Rodrigues Pereira, José Ribamar
  Gonçalves da Silva, Rachid Maluf Neto
- Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem: Guilherme Alves Moraes (Rio Grande).
- Paróquia São José Operário do Bonfim: Joelson Mineiro Reis Ferreira (Mauro Fecury).
- Paróquia Imaculada Conceição da Bem Aventurada Virgem Maria (Bacabeiras). José Ribamar
   Desterro.
- Paróquia de Sant’Ana(Angelim): José Ribamar Pereira Campos,  José Ribamar Ribeiro Rocha.
- Paróquia São Vicente de Paulo (Apeadouro): Juarez Souza Moraes.
- Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil (Cohafuma): Orlando Pacheco de Andrade
   Filho.
- Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Coroadinho): Sebastião Dias Lobato.
- Paróquia de São Francisco e Santa Clara (Hab. Turu): Afonso José de Souza Bezerra e José
   Ribamar Oliveira Lima.

ORAÇÃO DO DIÁCONO PERMANENTE

                        Deus e Pai Nosso, fortalece com a graça do Espírito Santo os diáconos de vossa Igreja, para que desempenhem com alegria, fidelidade e em espírito de comunidade eclesial, o seu ministério de diáconos, seguindo os passos de vosso Filho, Jesus Cristo, que “não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos”. Nós vos pedimos pelas famílias dos diáconos casados: que sejam autênticas “Igrejas domésticas”, segundo o exemplo da Sagrada Família de Nazaré, e delas surjam vocações sacerdotais e religiosas. Virgem Maria, Mãe da Igreja e Rainha dos Apóstolos, rogai pelos ministros do Senhor! São Lourenço, diácono e mártir, rogai pelos diáconos, servos do Povo de Deus! Amém! 

A PRIMEIRA MISSA CELEBRADA POR DAVID NUNES JÚNIOR   
   
O diácono David Nunes lento o texto do evangelho de Cristo dando enfase as palavras do Divino Mestre: Eu vim para servir, não para ser servido.Também centrou suas palavras no tema"Já não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim!

Aconteceu na Capela de Nossa Senhora das Graças, na comunidade quilombola da Camboa, na noite de domingo, dia 25 de novembro de 2012.A comunidade realizava a festa de sua padroeira e lotou o templo. Hinos diversos foram entoados, no estilo carismático, inclusive com alguns cantos marcados pela toada do "bumba meu boi". A Camboa corresponde a uma região limítrofe com o centro de São Luiz e foi aterrada há pouco tempo. Camboa é o mesmo que lago formado pela entrada e saida da água do mar. Até o final da década de 1970, só havia palafitas na Camboa. Hoje a comunidade é considerada de classe média baixa e vem recebendo infraestrutura social como água,energia elétrica, esgoto, pavimentação de ruas e assistência médica. O odontólogo e diácono David Martins Nunes Júnior é identificado com os moradores da Camboa há bastante tempo.

Dom Jacinto Sobrinhoé maranhense de Bacabal, cidade onde ocorreu seu nascimento a 16/6/1947. Foi Bispo Diocesano de Crateús, no Ceará. O Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo da Arquidiocese de Terezina,Piaui, no dia 22/2/2012.Ele foi convidado de honrra para a cerimônia de ordenação dos diáconos do Maranhão.